sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Um Brasileiro na História

Bom Dia Prezados Colegas,

Em 1898, o brasileiro Alberto Santos Dumont mudou-se para a capital francesa com o propósito de se tornar aeronauta. Logo que chegou, mandou fazer um pequeno balão esférico, de seda japonesa - o Brasil, com o qual voou com sucesso.

Depois dessa experiência, resolveu encarar o maior desafio daquele momento: conferir dirigibilidade ao engenho, para que não voasse apenas ao sabor do vento. Assim, em setembro daquele ano, Santos Dumont construiu seu primeiro dirigível, que chamou de Nº 1.

Ele tinha um motor a explosão (foi o pioneiro ao desenvolver dirigíveis usando motor à gasolina, mais leve que os motores a vapor ou eletricidade empregados na época, contrariando as opiniões da época de que um balão de hidrogênio não poderia usar um motor assim.) e possuía um balonete de ar para manter a pressão interna e o formato de charuto do balão. Com a força do motor, o novo veículo podia se movimentar contra o vento. E, através de um sistema de pesos e contrapesos, mudava de direção. Para evitar que as fagulhas do motor entrassem em combustão com o hidrogênio, Santos Dumont virou o cano de escape para baixo e pendurou-o bem distante do balão.

O seu balão nº 2, de 25 metros de comprimento, era provido de um motor de 1,5 CV de potência, pesando 30 kg, o qual girava uma hélice a 1.200 rotações por minuto. O nº 2 deslocava-se de forma lenta, mas controlada na direção em que o brasileiro lhe apontava. No dia 19 de outubro de 1901, o cobiçado prêmio Deutsch, no valor de 50.000 francos, foi conquistado por Santos Dumont.

Instituído pelo magnata do petróleo Henri Deutsch de La Meurthe, o prêmio Deutsch seria concedido àquele que, entre 1º de maio de 1900 e 1º de outubro de 1903, circundasse a torre Eiffel em um tempo máximo de 30 minutos, partindo e retornando do campo de Saint-Cloud, por seus próprios meios e sem tocar o solo ao longo do percurso.
Fonte Wikipédia.

Foto: Alberto Santos Dumont contorna a Torre Eiffel com o Dirigível nº 6 e vence o prêmio Deutsch (19 de outubro de 1901).


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

História: Dirigível Britânico

Bom Dia Prezados Colegas,

Abaixo segue um foto de um Dirigível Britânico, o R27, um dos primeiros Dirigíveis de grande porte.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

História: Tipos de Dirigíveis

Prezados Colegas Bom Dia,

Continuando sobre a história dos Dirigíveis, hoje vamos falar sobre os tipos de Dirigíveis já fabricados.

Dirigível rígido (por exemplo, zeppelins) possuem armações rígidas que contêm várias cavidades ou balões de gás não pressurizado para prover a elevação. Dirigíveis rígidos não dependem de pressão interna para manter a sua forma.

Dirigível não rígido usam a quantidade de pressão em excesso ao seu redor para manter sua forma.

Dirigível semi-rígido, utilizam-se da pressão interna para manter a forma, mas possuem algumas armações articuladas em torno do fundo do balão para distribuir a suspensão da carga e manter a baixa pressão do balão.

Dirígiveis metal-clad possuem características dos dirigíveis rígidos e não rígidos, utilizando um balão de metal muito fino e hermético, em vez do balão de borracha fechado conforme o habitual. Só há dois exemplos de dirigíveis deste tipo, o balão de alumínio de Schwarz de 1987, e o ZMC-2, construído na mesma época.

Dirigíveis híbridos híbrido é um termo geral para uma aeronave que combina características de ser mais pesada que o ar (avião ou helicóptero) e mais leve que a tecnologia aérea. Exemplos incluem helicópteros/dirigíveis híbridos pretendidos para aplicações de elevações de pesadas cargas e dirigíveis dinâmicos pretendidos para viajar a longas distâncias. Nenhum dirigível híbrido prático que pudesse transportar pessoas foi construído até então. Porém, foram propostos muitos modelos e alguns protótipos foram construídos.
Fonte: Wikipédia.

Boa Semana Galera, amanha tem mais, não deixe de acessar!!!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Um pouco de História

Bom Dia Prezados Colegas,

A história dos dirigíveis se confunde com a da aviação. As primeiras experiências para tentar a conquista dos céus foram com balões de ar quente.

Um dos pioneiros foi o padre jesuíta português, nascido no Brasil, Bartolomeu de Gusmão que, em 1709, conseguiu fazer um balão de ar quente, o Passarola, subir aos céus, diante de uma corte portuguesa abismada. Teria sido em 5 de agosto de 1709, quando o padre Bartolomeu de Gusmão realizou, no pátio da Casa da Índia, em Lisboa, a primeira demonstração da Passarola.

O balão pegou fogo sem sair do solo, mas, numa segunda demonstração, elevou-se 4 metros de altura. Tratava-se de um pequeno balão de papel pardo grosso, cheio de ar quente, produzido pelo "fogo de material contido numa tijela de barro incrustada na base de um tabuleiro de madeira encerada". O evento teve como testemunha o Núncio Apostólico em Lisboa.

Os irmãos franceses Jacques e Joseph Montgolfier seriam, 74 anos depois, os primeiros a desbravarem os céus. Construíram seu balão utilizando o mesmo príncipio de Bartolomeu de Gusmão, sendo o primeiro balão tripulada de sucesso no ano de 1783. O balão que possuía 32 metros de circunferência e era feito de linho foi cheio de com fumaça de uma fogueira de palha seca, elevou-se do chão cerca de 300 metros, durante cerca de 10 minutos voando uma distância de aproximadamente 3 quilômetros.
Fonte: Wikipédia.
Foto de Los Angeles cerca de 1924 - 1932

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Um pouco sobre Dirigíveis

Prezados Colegas Bom Dia,

Explicando um pouco sobre os Dirigíveis, um Dirigível é uma aeronave mais leve que o ar, que pode ser controlada. Ao contrário de aeronaves mais pesadas do que o ar, os Dirigíveis sustentam-se através do uso de uma grande cavidade que é preenchida com um gás menos denso do que o ar, como o gás hélio ou mesmo o inflamável gás hidrogênio.
Fonte: Wikipédia.

Por questões de segurança, o nosso projeto utilizará gás hélio, o qual não é inflamável.

Um Bom Dia a Todos e Uma Ótima Semana!!!

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Diagrama e Organograma

Boa Tarde Prezados Colegas,

Estamos trabalhando na construção de um Diagrama e de um Organograma, o qual apresentará melhor os materiais que utilizaremos e as datas para conclusão de cada processo de execução do nosso projeto.

Bom domingo a todos!!!

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Esquemático da Placa Principal

Prezados Colegas,
A foto abaixo apresenta o esquemático da Placa Principal (Circuito Main), que tem como função comunicar com placa Emissora e com o Host PC.

Projetando o Zeppelin

Prezados Colegas,

Na foto abaixo os alunos Jhony e Geovane estão projetando o Zeppelin o qual vamos desenvolver.

Da esquerda para direita: Jhony e Geovane.

Últimos Testes GPS

Prezados Colegas,

Na foto abaixo os alunos, Anderson e César fazem os últimos testes com o GPS para concluir a bateria de testes.

Da esquerda para direita: Anderson e César.

Teste do GPS 2

Prezados Colegas,

Teste de reconhecimento do ambiente pelo GPS.

Teste do GPS

Prezados Colegas,

Na foto abaixo apresenta o programa que faz os testes no GPS, onde ele informa a Latitude, Longitude, Altitude, Tempo de Monitoramento.

O programa também traça o gráfico do trajeto feito pelo "produto" que contém o GPS.

Testando GPS

Prezados Colegas,

Foram feitos os devidos testes e o funciomento do GPS está perfeito.

Foto: Anderson testando o GPS.

GPS

Prezados Colegas,

O GPS já está montado numa placa como pode ser observado na foto abaixo, e será feito testes para verificar seu funcionamento.


Primeiras peças

Prezados Colegas,

Já estamos com as primeiras peças, como podem observar na foto abaixo, é um Módulo de RF (Rádio Freqüência) e o GPS.

Da esquerda para direita: Módulo de RF (Rádio Freqüência) e o GPS.


Como surgiu

Prezados Colegas,

Estamos no terceiro período do curso de Engenharia de Computação, e como é de costume na cadeira do curso, neste período e no próximo, temos um projeto integrado para desenvolver.

No caso, são dois projetos, um para o primeiro período e outro para o segundo.

No primeiro dia do ano letivo de 2008, já fomos informados que deveríamos formar os grupos e começar a pensar que projeto fazer. Montamos então nosso grupo e assim veio o problema, o que fazer???

Pensamos em vários projetos, entre eles, um aparelho que verificasse a pressão arterial de uma pessoa, a taxa de glicose no sangue e fizesse um diagnóstico diário da pessoa e enviasse para o médico; outro, um robô que andasse por tudo e emitisse dados do que ele encontrasse; outro, uma lagartixa que subisse por paredes e vidros; outro, um submarino explorador com mãos, e muita outras idéias que foram apenas cogitadas.

Até que na quarta-feira, antes da aula de Física, o aluno Jhony teve a idéia de fazer um Zeppelin (Dirigível) e na mesma hora a idéia foi aceita pelo grupo com muito entusiasmo.

Conversado depois com o Professor Gil Marcos Jess (Professor de Física e principal mentor dos Projetos Integrados na PUCPR), o mesmo nos autorizou fazer o projeto e avaliou-o como viável.

Então a partir desse dia começamos a reunir material para o desenvolvimento do nosso projeto, o qual leva o nome de "Projeto Blimp View One".

Integrantes

Boa noite Prezados Colegas,

O nosso projeto está sendo desenvolvido pelos seguintes alunos do curso de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.


Anderson Gerez - email: andersonoishi@hotmail.com

César Mendes Chrusciel - email: cesar.chrusciel@pucpr.br

Geovane Vinicius Ferreira - email: geovanevinicius@hotmail.com

Jhony Kaesemodel Pontes - email: jhonykaesemodel@gmail.com



Abaixo segue foto dos integrantes.

Da esquerda pra direita: César, Anderson, Jhony e Geovane.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Estamos no Ar

Bom Dia Caros Amigos,

A partir de hoje estamos no ar, e diariamente estaremos fazendo postagens sobre o andamento do nosso Projeto.

Bom final de semana a todos, e obrigado por sua visita!!!